

CULTURA COMO SAÍDA PRÓSPERA, SUSTENTÁVEL E DEMOCRÁTICA PARA O BRASIL
O Bloco da Cultura é um projeto de defesa da cultura e da criatividade no centro do debate público, como saída mais próspera, sustentável e democrática para o Brasil. A partir de um grupo de agentes culturais, produtores, gestores e artistas que se uniram no contexto da experiência de ocupar entre janeiro de 2019 e agosto de 2021, na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, para defender o setor no momento em que a cultura estava sob ataque no Brasil, percebeu-se, por experiência prática, a necessidade de uma atualização das políticas públicas e das ações estratégicas para a área cultural.
Através de um debate qualitativo o Bloco articula propostas que não apenas revertam o ciclo perverso de desmonte de políticas e perseguição ideológica criado pelo desgoverno federal e agravado pela crise pandêmica que atingiu o setor, mas que também posicione a cultura no eixo central de desenvolvimento econômico e social do Brasil.
No atual contexto, com o setor cultural sendo o primeiro a entrar e provavelmente o último a sair em sua plenitude da crise humanitária pós pandemia e com a criminalização da cultura e do artista, o desmonte de políticas públicas estruturantes, o constante flerte com a censura e o sucateamento do aparelho público, representado pelo fim do Ministério da Cultura e todos os outros duros golpes vindos de setores ideológicos do conservadorismo brasileiro, fica evidente a urgente necessidade de articulação de um amplo Programa de Retomada Cultural.

UNIÃO DE VISÕES PARA REPOSICIONAR O SETOR
A cultura é a representação de todas as identidades e principal expressão da diversidade brasileira. Colocar a cultura e a criatividade no eixo de desenvolvimento econômico e social, não significa abrir mão das políticas públicas estruturantes de fomentos e valorização direta das diversas linguagens artísticas que caracterizam a força e a beleza da cultura brasileira. É necessário, inclusive, ampliar o suporte público direto, com reflexos no crescimento dos orçamentos exclusivos para ação cultural, de todos os entes federativos.
Por muito tempo, se antagonizou a ação cultural pública com a ideia de cultura como desenvolvimento econômico e social ou a economia criativa.
O Bloco da Cultura acredita que a cultura deve ser valorizada como expressão nacional, e também percebida como uma alternativa de geração de emprego e renda e diminuição das desigualdades sociais.
A junção dessas visões é fundamental para o efetivo reposicionamento estratégico da cultura brasileira em face aos enormes desafios do país

PARA ONDE
VAMOS
O Bloco da Cultura busca a construção de propostas concretas que apontem para esse posicionamento da cultura na centralidade dos governos e de seus planos de desenvolvimento.
É um convite ao engajamento para desencadear um processo de transformação socioeconômica contundente, orientado por "movimentos culturais estratégicos" que coloquem a cultura no eixo central de desenvolvimento econômico e social, potencializando um novo ciclo de prosperidade e uma nova visão de futuro.
PROGRAMA
CULTURA E DESENVOLVIMENTO
O Programa " Cultura e Desenvolvimento" do Bloco da Cultura integra esses "movimentos" e serve como base inicial e referência temática para nossos debates reflexivos e projetos de ação .
PROGRAMA DE RETOMADA
CULTURAL
MOVIMENTOS
CALENDÁRIO INTEGRADO
UM PAÍS CAPAZ DE VISIBILIZAR SUA DIVERSIDADE E PRODUÇÃO ARTÍSTICA, INTEGRANDO ATORES E DANDO LUZ À SUA VOCAÇÃO.
_IMPULSIONA A CADEIA PRODUTIVA;
_REVELA IDENTIDADE COLETIVA;
_PERMITE RECONHECIMENTO.
CALENDÁRIO ÚNICO ,QUE GARANTE ESPAÇO E VISIBILIDADE ÀS ATIVIDADES CULTURAIS, PERMITINDO INTEGRAÇÃO DE ATORES PÚBLICOS, PRIVADOS E INDEPENDENTES. O FOCO É OCUPAR CULTURALMENTE A CIDADES, ESTADOS E TODO PAÍS E, PARA ALÉM DA PERCEPÇÃO FÍSICA, PROVOCANDO A CONEXÃO DAS MÚLTIPLAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS POR TODOS OS AGENTES E CONSUMIDORES DE CULTURA, ENTREGANDO À CIDADÃS E CIDADÃOS UM CANAL ÚNICO DE COMPREENSÃO E INTERAÇÃO COM A AGENDA DA CIDADE.
DIFUSÃO CULTURAL
UM PAÍS CAPAZ DE PROMOVER SEUS BENS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE MANEIRA EFETIVA DEMOCRATIZANDO O ACESSO À PRODUÇÃO E AO CONSUMO CULTURAL
_PERMITE INOVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO;
_FORTALECE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS;
_POTENCIALIZA A CIDADANIA.
PLENO ACESSO À PRODUÇÃO E AO CONSUMO CULTURAL, ASSEGURANDO A DISSEMINAÇÃO DE MÚLTIPLOS OLHARES E LINGUAGENS ARTÍSTICAS, RECONHECENDO EXPRESSÕES MENOS DIFUNDIDAS E FORTALECENDO TECNOLOGIAS SOCIAIS.
PERTENCIMENTO
UM PAÍS CAPAZ DE CRIAR VÍNCULOS AFETIVOS E EFETIVOS COM A POPULAÇÃO, COMPARTILHANDO O SENSO DE PERTENCIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DO TERRITÓRIO.
_FORTALECE EXPRESSÕES LOCAIS;
_VALORIZA A COLABORAÇÃO;
_RESGATA A CONFIANÇA.
MECANISMOS CONTEMPORÂNEOS QUE GARANTAM O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, TENDO OS FAZEDORES E CONSUMIDORES DE CULTURA NA CENTRALIDADE DO PLANEJAMENTO CULTURAL, SOBRETUDO POR MEIO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS .FORTALECER A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, A CONSTRUÇÃO COLETIVA E A COLABORAÇÃO PARA PROPOSIÇÃO, MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS.
MEMÓRIA
UM PAÍS CAPAZ DE CONHECER E CELEBRAR SUA HISTÓRIA TRAZENDO À TONA SEUS PERSONAGENS, REVELANDO SEU PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL, PERMITINDO À POPULAÇÃO EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS E PEDAGÓGICAS.
_VISIBILIZA TRAJETÓRIAS E PERSONAGENS
_POTENCIALIZA LAÇOS
_RESGATA MEMÓRIA
DAR VISIBILIDADE E RECONHECIMENTO ÀS MEMÓRIAS DAS CIDADÃS E CIDADÃOS E PROVOCAR A OBSERVAÇÃO E VIVÊNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL COMO EXPERIÊNCIA COLETIVA E DE PERTENCIMENTO, A PARTIR DE UM EIXO PROGRAMÁTICO E INTERVENÇÕES PERMANENTES.
FORMAÇÃO
UM PAÍS CAPAZ DE POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO E EXPANDIR SUA DIMENSÃO CIDADÃ ,FORMANDO DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS, POR MEIO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COMPLEMENTARES E ANCORADOS EM DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS, AMPLIANDO O CAMPO DA VIVÊNCIA, DA PESQUISA E DO APRENDIZADO.
_VALORIZA O CONHECIMENTO
_GERA TRABALHO E RENDA
_APRENDIZADO CONTÍNUO
ELABORAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE UM EIXO PEDAGÓGICO VINCULADO À CULTURA: DA INICIAÇÃO À ESPECIALIZAÇÃO. AMPLIA POLÍTICAS EDUCACIONAIS, GARANTINDO A VIVÊNCIA, CONVIVÊNCIA, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO. PROGRAMAS PONTUAIS OU CONTINUADOS QUE GARANTAM APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO POR MEIO DA ARTICULAÇÃO DAS ATIVIDADES
INCENTIVO
UM PAÍS CAPAZ DE PROMOVER BOAS RELAÇÕES DO SETOR EMPRESARIAL COM A PRODUÇÃO CULTURAL, PROMOVENDO, PRINCIPALMENTE, A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES DO TERRITÓRIO.
_FORTALECE CALENDÁRIO CULTURAL
_IMPULSIONA A ECONOMIA
_ATRAÇÃO DE CAPITAL
AMPLIAÇÃO DO VALOR GLOBAL DO INCENTIVO CULTURAL E PARALELA ESTRUTURAÇÃO DE POLÍTICAS DE RENÚNCIA FISCAL VINCULADAS A MÉTRICAS E INDICADORES DE DESIGUALDADES, COMO O IDH, DIRECIONANDO O INTERESSE DO SETOR PRIVADO E RECURSOS DO SETOR PÚBLICO A TERRITÓRIOS EM MAIOR VULNERABILIDADE E AGENTES COM MENOR ACESSO.
FOMENTO
UM PAÍS CAPAZ DE DIVERSIFICAR E POTENCIALIZAR PRODUÇÕES CULTURAIS GARANTINDO CIRCULAÇÃO E RECONHECENDO A RELEV NCIA DOS ARTISTAS E SUAS OBRAS.
_LEGITIMA TRAJETÓRIAS
_IMPULSIONA ARTISTAS
_CONTINUIDADE DA PRODUÇÃO CULTURAL
REMODELAR POLÍTICAS DE FOMENTO DE MANEIRA ESTRATÉGICA, AMPLIANDO SUA INCIDÊNCIA E DIFUSÃO. DESTRAVANDO E PROMOVENDO MELHORIAS PARA LINGUAGENS E EXPRESSÕES CULTURAIS, REDUZINDO DESIGUALDADES E ESTREITANDO RELAÇÕES PÚBLICO-SOCIAIS.
ECONOMIA CRIATIVA
UM PAÍS QUE ESTIMULA A TRANSVERSALIDADE DA CULTURA, FORTALECENDO OS VÍNCULOS COM ÁREAS COMO O TURISMO, EDUCAÇÃO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. ISSO INCLUI NÃO APENAS NOSSA RIQUEZA CULTURAL EM TODAS AS SUAS MANIFESTAÇÕES, COMO TAMBÉM O ESPORTE, O TURISMO, A MODA, O DESIGN, A INOVAÇÃO, A GASTRONOMIA E A INDÚSTRIA DE GAMES .
_TORNA A INOVAÇÃO UM DOS MOTORES DE UM PAÍS E A CRIATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA;
_DESENVOLVE NOVAS VOCAÇÕES PARA O BRASIL IMPULSIONANDO UMA ECONOMIA MAIS INTEGRADA ÀS REDES GLOBAIS;
_ATRAI INVESTIMENTOS E TALENTOS, PARA ESTIMULAR HABILIDADES E ACOLHER DIFERENÇAS.
RECONHECIMENTO
UM PAÍS CAPAZ DE PROMOVER ORGULHO DO SEU POVO E ENTUSIASMO A SEUS VISITANTES ,DESTACANDO-SE PERANTE À POPULAÇÃO E OUTROS PAÍSES POR SUA VITALIDADE ARTÍSTICA ,CULTURAL E ECONÔMICA
_POTENCIALIZA VOCAÇÃO
_PROPORCIONA VITALIDADE
_VISIBILIZA E REFERÊNCIA
ASSEGURAR AÇÕES CONTUNDENTES QUE GERAM NOTORIEDADE E PRESTÍGIO DO PAÍS, TORNANDO-SE TENDÊNCIA E INSPIRAÇÃO PARA CIDADÃOS ,TURISTAS, CIDADES E INVESTIDORES.
GESTÃO
UM PAÍS CAPAZ DE FORMULAR POLÍTICAS PÚBLICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS, CRIANDO MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO E TRANSPARÊNCIA, PERMITINDO INOVAÇÃO, AGILIDADE E RECONHECIMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO CULTURAL.
_INTEGRAÇÃO DE PROJETOS E EQUIPES
_ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA
_RESPONSIVIDADE
DISPOR DE NOVOS MODELOS DE PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, A PARTIR DA COMBINAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A INOVAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO, DESBUROCRATIZANDO SERVIÇOS E FORTALECENDO OS ORGANISMOS INSTITUCIONAIS. ORIENTADA POR FERRAMENTAS DE INTEGRAÇÃO, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA.